O deputado Fernando Gabeira (PV/RJ) afirmou nesta segunda que a intenção da oposição é submeter o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), a um processo de cassação. Além do PV, o PSOL e o PPS prometem ir ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso seja aprovado o relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-AM), que prega o arquivamento da denúncia contra o presidente do Senado e que será votado nesta terça-feira, no Conselho de Ética da Casa.

continua após a publicidade

Gabeira afirmou que Calheiros, acusado de ter despesas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da Construtora Mendes Júnior está usando o cargo para se proteger. "É um absurdo que Renan continue da presidência do Senado mesmo sob investigação. É um absurdo o presidente do Senado ser submetido a um processo no Conselho de Ética e não se retirar do cargo", declarou.

"O Senado é muito corporativo, eles são muito amigos. Mas nós queremos mostrar que, se o Senado defender Renan, vai afundar com ele. Nós pretendemos tornar a vida dele (Renan) difícil. Nós temos instrumentos para tornar a vida dele impossível", acrescentou o parlamentar.

O deputado do PV carioca disse ainda que os partidos de oposição pretendem, ainda nesta semana, acionar a Procuradoria-Geral da República para atuar no caso. Segundo ele, a idéia e questionar a legalidade da perícia feita nos documentos apresentados pelo senador Renan Calheiros.

continua após a publicidade