O Conselho Federal de Odontologia (CFO) publicou hoje uma resolução proibindo dentistas de aplicar em seus pacientes ácido hialurônico e toxina botulínica para fins estéticos. A medida tenta inibir uma onda que vinha crescendo nos consultórios, de o profissional oferecer serviços não apenas para melhorar a cor, posição ou saúde dos dentes, mas também nas rugas ressaltadas no sorriso.

continua após a publicidade

“Até agora não houve reclamações de pacientes. Mas temos notícias de inúmeros cursos voltados para dentistas interessados em aplicar em seus clientes produtos para reduzir a aparência das rugas”, disse o presidente da Comissão de Ensino do CFO, Rubens Corte Real. A prática, segundo ele, vinha sendo adotada em todo o País.

A resolução permite o uso da toxina botulínica, porém apenas para casos indicados. “O que proibimos foi a aplicação para fins estéticos”, afirmou. Para pacientes que apresentam problemas na articulação que liga o maxilar à mandíbula (chamada de temporomandibular), que acabaram de colocar implantes, por exemplo, a indicação é possível. “Mas são casos específicos”, disse Corte Real.

O ácido hialurônico, usado para preenchimento, está totalmente proibido nos consultórios dentistas. “Não há nenhuma indicação terapêutica para o produto. Por isso, ele não deve ser usado”, afirmou Corte Real.

continua após a publicidade