A epidemia de dengue no Rio pode prejudicar o acesso de idosos à campanha nacional de vacinação contra a gripe, prevista para durar de 26 de abril a 9 de maio. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao Ministério da Saúde que adie por 15 dias a campanha no Rio, tempo em que os casos de dengue podem diminuir e sejam redimensionados os postos para o atendimento especial aos idosos que buscarem a vacina.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, há ainda outro motivo para adiar a campanha no Rio: quem teve dengue, precisa esperar pelo menos dez dias para tomar a vacina contra a gripe, o que prejudicaria a parcela de idosos que contraiu a doença. Além do mais, os efeitos colaterais da vacina podem ser, em alguns casos, confundidos com a dengue.
Neste sábado (19), durante a inauguração do centro de hidratação para tratamento da dengue em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, disse que o atraso de 15 dias na campanha de vacinação de idosos contra a gripe, caso o ministério acate o pedido do município, não será prejudicial para a população. Esta semana, haverá uma reunião com técnicos do ministério para decidir sobre o adiamento.