Brasília – Alunos das últimas séries do Ensino Médio de escolas públicas e particulares começaram a receber mais de 2 milhões de cadernos que fazem parte da campanha Trânsito Consciente. O material é distribuído pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nas escolas localizadas nos 865 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. A expectativa do departamento é finalizar a entrega dos cadernos até junho.
A idéia da elaboração dos cadernos surgiu a partir da produção, feita no ano passado pelo Denatran, de uma série de 20 programas exibidos pela TV Cultura e voltados para o público jovem. A série abordava temas como acessibilidade, orientação para o pedestre, motorista e motociclista e os perigos da mistura álcool e direção. O objetivo era conscientizar os jovens a respeito de temas ligados ao trânsito.
Para a coordenadora de Educação do Denatran, Juciara Rodrigues, o material do projeto Trânsito Consciente tem uma linguagem bem acessível ao jovem, além de ser bem colorido e com várias imagens.
?A primeira remessa do material encaminhada para 47 municípios teve uma boa receptividade e inclusive o Denatran tem recebido e-mails parabenizando a iniciativa?, disse Juciara que afirmou que é grande o número de jovens envolvidos em acidentes de trânsito.
Órgãos e entidades de trânsito de todo o país também receberam o material educativo, além de DVDs com os vídeos do programa, que podem ser reproduzidos e enviados às escolas interessadas. Os jovens também podem acessar o conteúdo da série de TV por meio do site do Denatran.
A organização não-governamental (ONG) Rodas da Paz apóia a iniciativa do Denatran. Para o presidente da entidade, Maurício Gonçalvez, é necessário intensificar as iniciativas de educação dos órgãos que fiscalizam o trânsito.
Ele explicou que a ONG também tem realizado trabalhos de educação para o trânsito nas escolas. ?Temos ministrado palestras e firmado alguns convênios com as escolas particulares e sempre que somos requisitados nas escolas públicas comparecemos?, disse Gonçalvez.