Brasília – Em depoimento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher do presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), afirmou que tinha conhecimento de doações do tesoureiro licenciado do PT, Delúbio Soares, a deputados do PP e do PL. " Não tinha conhecimento de doações do PT ou do governo, mas do Delúbio, sim " , diferenciou, ao responder a uma pergunta do relator, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA).
Maria Christina também afirmou que Costa Neto é um " amigo íntimo" de Delúbio, apesar de o ex-marido negar. Em seu depoimento ao Conselho de Ética da Câmara, Maria Christina diz que teve contato pessoal somente uma vez com Delúbio, durante uma festa na fazenda do pai do tesoureiro, no município de Buriti Alegre (GO), em janeiro de 2003. Segundo ela, o ex-tesoureiro do PT nunca esteve em sua casa.
Ela confirmou que Waldemar Costa Neto e Delúbio Soares mantiveram vários encontros, nos hotéis Grand Mercury (São Paulo) e Blue Tree (Brasília). "Sei que eles se encontravam nos hotéis porque o Waldemar me ligava do lobby, dizendo que estava esperando o Delúbio. Segundo ela, Waldemar e o deputado Carlos Rodrigues (conhecido como Bispo Rodrigues), conversaram pelo telefone, falando sobre uma operação financeira.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar deverá ouvir o deputado José Dirceu (PT-SP) no próximo dia 2 de agosto. O depoimento está previsto para as 14h30m, como informou o presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP).