Os departamentos de Defesa Civil dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná orientam a população para que procure abrigo em locais seguros no caso de fortes chuvas com vento, ocasionadas pela aproximação de um ciclone extratropical vindo da Argentina.

continua após a publicidade

No Rio Grande do Sul, chovia no início desta tarde e há previsão de instabilidade para os próximos quatro dias. A Defesa Civil gaúcha emitiu alerta para todo o Estado e pede atenção especial das prefeituras às áreas de risco de enchente e deslizamento, como beiras de rio e encostas de morro.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil divulgou orientações na internet para que, além de buscar abrigo em caso de chuva, as pessoas “evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados”. Durante as chuvas, portas e janelas devem ser fechadas.

No Paraná, o subtenente do Corpo de Bombeiros Luiz Cláudio Trierweiler informa que a Defesa Civil monitora a possibilidade de chuva forte em locais isolados, mas ainda não tem previsão de quais pontos poderão ser afetados, nem o horário.

continua após a publicidade

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma faixa de chuva poderá subir do litoral do Rio Grande do Sul até o oeste do Paraná atravessando a parte ocidental de Santa Catarina. Nos três Estados, o número de emergência da Defesa Civil é o 199. As informações são da Agência Brasil.