A Defesa Civil do Rio Grande do Sul manteve o alerta para a ocorrência de novos vendavais e temporais amanhã no Estado. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, os ventos podem voltar a atingir principalmente o Litoral Norte e a região metropolitana de Porto Alegre.
Na madrugada de hoje, o ciclone extratropical que está sobre o Rio Grande do Sul provocou ventos fortes em todo o Estado. A ventania destelhou e derrubou árvores, além de interromper o fornecimento de energia elétrica em várias cidades. Até o início da noite, cerca de 61 mil casas continuavam sem luz.
Segundo a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE), aproximadamente 200 equipes trabalham para que o serviço seja normalizado. Foram afetadas as cidades de Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre. Em Pelotas e Rio Grande, a velocidade do vento ultrapassou 120 km/h.
O vice-prefeito de Pelotas e coordenador da Defesa Civil na cidade, Fabrício Tavares, confirmou no início da noite que alguns moradores continuavam sem energia, “mas a situação voltará ao normal ainda neste sábado”. Tavares disse que a chuva e o vento já pararam em Pelotas, embora o estado de alerta permaneça. Segundo ele, não há informação de pessoas feridas nem desabrigadas.
Na cidade de Rio Grande, o Comitê Municipal de Defesa Civil montou uma operação de emergência para atender as famílias atingidas pelo temporal.