O ministro da Defesa, Nelson Jobim, se reúne na próxima segunda-feira com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero e Aeronáutica para decidir sobre a antecipação das obras emergenciais da parte central da maior pista do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Inicialmente a obra está prevista para ocorrer em dezembro. A decisão de antecipar, explica o ministro, é evitar o período de maior movimentação no aeroporto. A interdição implicará na transferência de 21 vôos por hora para outros aeroportos. O principal candidato para recebê-los é o Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Jobim esteve na manhã deste sábado (11) no aeroporto de Guarulhos para inspecionar o local e definir medidas de médio e longo prazos para desafogar a aviação brasileira. Além das obras da pista principal, que tem 3,7 mil metros, o ministro também avaliou a possibilidade da construção de um terceiro terminal de passageiros e de uma terceira pista em Guarulhos. Durante a vistoria no local, Jobim sobrevoou a área em que a terceira pista poderá ser construída. Ele espera ter uma definição sobre o assunto em até 45 dias.
Outro ponto levantado pelo ministro é que o aeroporto apresenta gargalos nos terminais de embarque e desembarque nacional e internacional, no desembaraço das bagagens, além de problemas para conexão. "Mesmo agora, durante o momento mais tranqüilo do aeroporto, encontramos uma fila considerável no embarque internacional e problemas na conexão de vôos", disse.
Segundo Jobim, os recursos para realização das obras estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e totalizam R$ 3 bilhões. O ministro ressaltou que deverá se reunir na próxima semana com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, para discutir a possibilidade de ampliar o orçamento.
Outro ponto importante citado pelo ministro é a mudança do sistema de informação sobre vôos para passageiros. "Hoje as regras estão invertidas. Nada é feito para o conforto dos usuários", disse. Segundo ele, a medida dará maior transparência sobre a movimentação e possível atrasos nos aeroportos.