Um grupo de 36 representantes da Cúpula dos Povos se reuniu nesta sexta-feira com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e falou sobre sua “profunda frustração” com os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.
“Eu gostaria de iniciar nossa conversa expressando nossa profunda decepção e frustração quanto ao documento oficial apresentado”, disse a Ban a ativista brasileira Iara Pietrovsky, representante da organização da Cúpula dos Povos, no início da reunião.
Os delegados dos movimentos sociais entregaram a Ban um texto com as conclusões sobre os dez dias de debates e plenárias que reuniram milhares de pessoas e diversos movimentos sociais de todo o mundo no centro do Rio de Janeiro.
Os movimentos sociais tinham planejado abordar questões sobre o desenvolvimento sustentável, as que mais preocupam os sindicatos, trabalhadores rurais, ecologistas, povos indígenas e organismos defensores dos direitos humanos.
A reunião ocorreu a portas fechadas e a ONU deve divulgar o conteúdo da mesma após sua conclusão. Além disso, a Cúpula dos Povos organizou várias manifestações com diferente bandeiras, como forma de promover os direitos de grupos representados e para criticar a economia verde discutida na Rio+20.