São Paulo – Num sábado de solenidades no ABCD paulista, e em ritmo de campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na inauguração, em Diadema, de 300 apartamentos em dois conjuntos habitacionais. Direto no ataque, Lula comparou o número de empregos criados em seu governo e na gestão de Fernando Henrique.
?No governo anterior foram criados, em média, por mês, 8 mil empregos. Nos últimos doze meses, ao invés de 8 mil, criamos 127 mil empregos por mês neste País. Em dois anos criamos em média 91 mil empregos por mês, 11 vezes mais do que foi criado no ano anterior?, disse Lula.
No discurso, de cerca de meia hora, Lula ainda atacou indiretamente governadores tucanos nos estados. ?Agora todo mundo fala que os estados de Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais estão crescendo em virtude de governos estaduais, mas se é virtude, por que não cresceu nos oito anos do governo anterior? Por que não gerou os empregos no governo anterior??, criticou Lula
Sem falar o nome do ex-presidente Fernando Henrique, Lula alfinetou os intelectuais e técnicos do governo passado. ?Isso aqui nós não aprendemos na USP, na Unicamp, não aprendemos em nenhuma universidade, aprendemos na nossa necessidade?, afirmou.
As críticas de Lula a FHC se repetem durante todo o seu governo, na mesma proporção em que o ex-presidente faz críticas ao governo petista. Ainda nesta semana, FHC voltou a criticar a política externa do governo atual, alegando que Lula não consegue dar estatura necessária para o continente sul-americano. Em outras ocasiões, o ex-presidente fez críticas ao desempenho social e econômico do governo do PT, sendo rebatido, com irritação, pelo presidente do partido José Genoíno, que se encarrega de defender o governo, ou pelo próprio Lula, em declarações que evita citar o nome de seu antecessor.