A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, retornou hoje subitamente a Buenos Aires sem chegar a participar da Rio+20, para a qual havia desembarcado de manhã no Rio de Janeiro, confirmaram à Agência Efe fontes diplomáticas.

continua após a publicidade

Cristina partiu rumo à capital argentina por volta das 18h30 (de Brasília), e as fontes consultadas pela Efe não souberam explicar o motivo de sua saída, que a imprensa de seu país atribui a uma greve de caminhoneiros que iniciou hoje mesmo e gerou problemas no abastecimento de combustível.

Segundo a lista de oradores divulgada pela ONU, a governante deveria discursar hoje no plenário da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável depois do presidente chileno, Sebastián Piñera, e antes do chefe de Estado do Chade, Idriss Déby Itno.

Cristina desembarcou no Rio de Janeiro procedente do México, onde participou da Cúpula do G20. Na Rio+20, ela chegou a posar para a foto oficial da conferência e assistiu à cerimônia inaugural, mas deixou o centro de convenções Riocentro antes do término do ato, para seguir rumo ao aeroporto.

continua após a publicidade