Crise nos aeroportos tem seu pior dia

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) avaliou que ontem foi o pior dia nos aeroportos brasileiros, desde a crise que se abateu na aviação brasileira, após o acidente com um avião da Gol. A situação nos aeroportos, ontem, segundo a Infraero, até superou a da chamada ?terça-feira negra?, quando houve uma pane no sistema de comunicação dos controladores de vôo.

Um dos principais problemas identificados, segundo a Infraero, foi a venda exagerada de passagens pela TAM, ocorrendo overbooking em alguns vôos. Além disso, seis aeronaves da companhia foram retiradas para manutenção não programada.

Em Brasília, os atrasos de vôos da TAM passaram de 3 horas. Só na capital federal, a previsão de embarques até o Natal é de cerca de 34 mil pessoas, um número 12% maior do que em 2005. A Infraero assegura que não existem problemas técnicos no sistema de controle de vôos nos aeroportos brasileiros. Desta vez o problema, segundo a Infraero, é de responsabilidade exclusiva das companhias aéreas.

Independentemente do que assegura a Infraero, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a exigir ontem, das autoridades do setor aeronáutico, que se apresentem à população e dêem explicações para os problemas que estão ocorrendo nos aeroportos do País. ?Quero a verdade?, desabafou o presidente, acentuando que ?se tem um problema hoje, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tem a obrigação de ir para a televisão e dizer exatamente o que aconteceu em tal aeroporto?. Para o presidente, ?a população tem de saber que tal vôo está atrasado porque a culpa é da companhia, do controlador, da Infraero, seja lá de quem for, para que o povo, quando tiver que xingar, xingue quem de direito?.

O presidente, que participou de um café da manhã com a imprensa, no Planalto, mostrou-se bastante irritado e impaciente com a crise nos aeroportos, chegando a confessar que ?tem coisas absurdas acontecendo?. E advertiu: ?quero a verdade absoluta na mesa?. Em seguida, reconheceu que ?não estava tendo (a verdade absoluta dos fatos)?. Um dos principais motivos da irritação de Lula, neste episódio, foi com a falta de transparência das informações e pelo fato de terem escondido do Planalto questões graves, como a falta de controladores e de equipamentos de tráfego aéreo sobressalentes.

Apesar de dizer que os problemas nos aeroportos estavam sendo resolvidos, considerando-os como reflexo dos dias anteriores, o presidente Lula ficou surpreso, no final do café, ao ser apresentado às manchetes dos noticiários on line, na tela de um notebook, de que o caos continuava nos aeroportos. ?Não é possível?, disse ele, assustado com o que lia.

Lula justificou que muitos dos problemas surgiram também com a saída da Varig do mercado. ?A quebra da Varig trouxe problemas. As empresas estão voando quase 24 horas por dia, isso acaba dando problema nas conexões?, justificou ele, ressalvando que ?espera que ninguém venda passagens a mais (overbooking que as empresas costumam praticar nesta época do ano)?.

O presidente assegurou que ?agora o problema não é mais dos controladores, que estão trabalhando certinhos? e que ?não tem apenas um fator que está causando problema no aeroporto, tem ?n? fatores?. Em seguida, listou que a crise começou com os controladores, houve o apagão no Cindacta 1, problema nas torres de Curitiba, dois grandes temporais e, agora os problemas da TAM. ?Por isso, eu quero, todo santo dia, o diagnóstico correto do que acontece em cada aeroporto e que se diga para a sociedade brasileira o que é culpa de quem. Ou seja, se a culpa for da parte do governo, que diga que é culpa do governo, se for da parte da empresa, que diga que é da parte da empresa, para que a sociedade tenha noção exata das coisas que estão acontecendo. Eu acho que nós vamos resolver esse problema, mas quero que digam tudo à população?, declarou.

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