Uma pesquisa divulgada hoje pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) aponta queda significativa do índice de criminalidade nos bairros do Rio que receberam eventos da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável), de 13 a 22 de junho.
Os indicadores de roubo de rua, que inclui assalto a pedestres e passageiros de ônibus, teve uma redução de 39% no período comparado ao mesmo período do ano passado.
Foram notificados 217 roubos da categoria, bem menos que os 357 registrados no mesmo período em 2011. Os homicídios também reduziram: apenas três ocorrências, contra 11 no mesmo período do ano passado. Já o roubo de veículos caiu 20% (de 51 para 41 carros).
O ISP considerou os dados de ocorrências em 18 delegacias que atenderam às áreas onde aconteceram os principais eventos do congresso, como Riocentro e Parque dos Atletas (zona oeste), Aterro do Flamengo (zona sul), Praça Mauá, (zona portuária), Sambódromo (centro) e Quinta da Boa Vista (zona norte).
Para a Secretaria de Segurança Pública do Rio, esses números confirmam o acerto do uso do RAS (Regime Adicional de Serviço) para contratar policiais militares e civis e elevar o efetivo total para mais de 8.000 policiais nas ruas.
“O planejamento prévio, utilizando ensinamentos de eventos anteriores (Jogos Panamericanos e Jogos Mundiais Militares) e a integração das polícias Militar e Civil com outras forças de segurança (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, Guarda Municipal), sob a coordenação do CML (Comando Militar do Leste), também contribuíram decisivamente para o êxito do esquema de segurança da conferência”, diz nota da Secretaria de Segurança.