A Comissão de Educação do Senado, presidida pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), instalou a Subcomissão Permanente de Ciência e Tecnologia, e terá como presidente o senador Hélio Costa (PMDB-MG). A data de instalação da subcomissão foi definida, segundo Osmar Dias, para coincidir com a comemoração da Semana de Ciência e Tecnologia, criada por decreto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A data será comemorada sempre em outubro.

Osmar afirmou que o colegiado será o fórum ideal para discussão dos grandes problemas nacionais e internacionais sobre ciência e tecnologia. “Podemos promover o desenvolvimento do país a partir do estabelecimento de políticas públicas que incentivem e apóiem as instituições de pesquisa, e que valorizem principalmente os pesquisadores brasileiros. Considero que a subcomissão de Ciência e Tecnologia terá enorme importância para o desenvolvimento da nação. Atividades espaciais, projetos com tecnologia nuclear, normatização de tecnologias da informação e fomento à pesquisa”, disse.

Segundo o senador, assuntos como os relacionados à biossegurança, tema de projeto aprovado pelo senado no início do mês e objeto de várias reuniões na Comissão de Educação, não se esgotam. “Pelo contrário. Eles estão sendo sempre renovados para ir ao encontro dos interesses da sociedade”, disse Osmar Dias.

Ciência

O senador citou três exemplos que considera significativos para a ciência brasileira. O primeiro deles foi o trabalho desenvolvido por equipe de pesquisadores, que identificaram bactérias, denominadas rizóbios, e que são capazes de fixar nitrogênio em leguminosas como a soja, propiciando economia anual de US$ 2 bilhões por ano pela dispensa de utilização de fertilizantes químicos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade