Rio ? O comércio varejista registrou crescimento de 6,47%, em agosto, se comparado ao mesmo mês do ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a 21ª vez consecutiva que a taxa apresenta resultados positivos, com essa base de comparação, embora, ainda em agosto, tenha ocorrido uma queda de 0,38% em relação ao mês de julho deste ano.
Das oito atividades pesquisadas, somente combustíveis e lubrificantes apresentaram taxa negativa (-5,96%) na comparação com agosto do ano passado.
Na avaliação do economista da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Pereira, esse resultado deve mudar a taxa do próximo mês por causa da influência do reajuste dos combustíveis em setembro.
O maior crescimento entre as atividades se verificou em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (63,76%).O economista explicou que o crescimento elevado foi favorecido pela queda do dólar.
"A atividade de informática tem muito material importado, com a queda do dólar, o preço cai e a venda aumenta muito", informou Pereira.
Desde fevereiro, essa atividade tem apresentado resultados positivos nas taxas do mesmo mês na comparação com o ano anterior. No ano a alta é de 43,60%.