Brasilia e Rio

– Uma pequena frota de jatinhos começou a cruzar o espaço aéreo dos grotões e dos grandes colégios eleitorais de todo o país, freneticamente, já no primeiro mês de campanha dos quatro principais candidatos à Presidência da República. Atrás do rebanho de eleitores, eles percorreram juntos quase cem mil quilômetros, de acordo com a agenda oficial dos candidatos. A soma das distâncias aéreas e rodoviárias aproximadas entre as cidades visitadas por eles entre 6 de julho e 6 de agosto alcança 90.898 quilômetros, o suficiente para dar duas voltas ao mundo em torno da linha do equador ou avançar pouco menos de um quarto da distância entre a Terra e a Lua (384.000km).

O candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes, foi o que mais viajou: percorreu 39.687 quilômetros. Se fizesse todas as viagens de uma vez num jatinho, teria ficado dois dias e quatro horas a bordo. Mas, segundo seus assessores, os números são bem maiores. Ciro teria percorrido 54 mil quilômetros, ao custo de R$ 405 mil.

José Serra (PSDB-PMDB) também arrumou a mala muitas vezes. Ele viajou 22.407 quilômetros e passou pelo menos 29 horas voando. Serra foi o candidato que mais foi a Brasília: cinco vezes.

continua após a publicidade

continua após a publicidade