Brasília (Ag.Senado) – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios já agendou 30 depoimentos para este mês de janeiro. A maratona começa na terça-feira (3) na Sub-Relatoria de Contratos, que toma os depoimentos de Reginaldo Reges Menezes Fernandes, Éder Jouber Ribeiro Cabo Verde e Carlos Alberto Taveira Cortez. Reginaldo e Éder são funcionários da Skymaster, empresa de transporte de cargas aéreas acusada de superfaturar contratos realizados com os Correios. Taveira Cortez é sócio-administrador da empresa Cortez Câmbio e Turismo Ltda. O sub-relator de Contratos é o deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP).
Na terça-feira seguinte (10) é a vez da Sub-Relatoria de Normas de Combate à Corrupção, do sub-relator deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS), tomar os depoimentos de Antônio Gustavo Rodrigues, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), e de Sérgio Darcy da Silva Alves, titular da Diretoria de Normas e Organização do Sistema Financeiro (Dinor) do Banco Central (BC).
No dia seguinte, quarta-feira (11), estão agendados os depoimentos de Pedro Evandro Ferreira e Magda das Chagas Pereira na Sub-relatoria de Fundos de Pensão. Pedro e Magda são representantes da Prece, o fundo de pensão dos funcionários da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).
O sub-relator de Fundos de Pensão, deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), toma depoimentos também na quinta-feira (12). Serão ouvidos mais dois funcionários da Prece, Pedro José Mercador Mendes e Ricardo Afonso das Neves Leitão. No mesmo dia a sub-relatoria de Onyx Lorenzoni recebe a visita do ministro Adilson Motta, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).
A partir do dia 17 até o dia 26 de janeiro serão realizadas mais 19 oitivas. Entre os depoentes e convidados estarão o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid; representantes da Nucleos, fundo de pensão da Eletronuclear; representantes da Euro Distribuidora de Títulos Imobiliários S.A.; representantes da Quantia Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. e representantes da empresa Laeta.
A CPMI dos Correios espera também para janeiro as visitas do ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, do diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e do procurador-geral da República Antônio Fernando Barros e Silva.
