Belém (Pará) – O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário, deputado Neucimar Fraga (PR-ES), afirmou nesta quinta-feira (6) que vai pedir a prisão temporária de um dos presos suspeitos de manter relações sexuais com a adolescente de 15 anos que ficou detida em uma cela com homens em Abaetetuba (PA). Identificado apenas como Beto, o preso foi solto recentemente.
O pedido será baseado em depoimento prestado hoje pelos detentos Ivo Costa e Edmilson Ferreira, na Superintendência da Polícia Federal em Belém. Costa confirmou que a adolescente "teve relações sexuais" com homens na cela. "Ela dizia o tempo todo que era ‘de menor’, mas não tinha documento para provar", contou o detento.
Segundo o deputado Neucimar Fraga, ainda há muitas dúvidas sobre o caso. Os integrantes da CPI querem, por exemplo, identificar os policiais que soltaram a adolescente e a levaram até o cais do porto de Abaetetuba para que a jovem fugisse da cidade, antes que ela voltasse para a prisão.
O presidente da CPI disse ainda que pretende tomar o depoimento da adolescente, que foi incluída no Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.