Brasília (AE) – O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) apresentou ontem à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos requerimento de convocação do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. De acordo com o tucano, Bernardo precisa responder às acusações de participação num esquema de caixa dois, supostamente montado em Londrina, durante a campanha eleitoral de 2002.
A convocação do ministro tornou-se ?imprescindível?, na opinião de Barros, depois do depoimento de Soraya Garcia, assessora financeira da campanha à reeleição do prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT). Na quarta-feira passada, Soraya repetiu à CPI o que dissera à Polícia Federal (PF), acusando Bernardo de envolvimento no caixa dois da campanha, pelo qual teriam circulado 80% de R$ 6,5 milhões arrecadados pelo PT.
No dia seguinte ao depoimento de Soraya, o ministro rebateu a denúncia e prontificou-se a comparecer à CPI. Se aprovada a convocação, será ainda a chance de esclarecer a denúncia feita por Bernardo de que o deputado tucano Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) teria pedido R$ 500 mil para apoiar Micheleti. Hauly nega a acusação.