A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Banestado reúne-se às 10h de hoje para a apresentação do relatório final dos trabalhos do colegiado. Com cerca de 600 páginas, o documento deve ser votado ainda nesta semana. A expectativa é do presidente da comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que espera obter consenso na reunião para que seja reduzido o prazo de apresentação de emendas ao texto, dos atuais cinco para três dias.
O relatório deveria ter sido apresentado na semana passada, mas, devido ao volume de texto, somente foi entregue para impressão na última quinta-feira (9).
A CPMI investiga a remessa ilegal de cerca de US$ 30 bilhões para o exterior, por meio das chamadas contas CC-5. Parte das evasões, conforme vem apurando a comissão, foi feita pelo Banco Araucária, no Paraná. A evasão teria sido feita entre 1996 e 2002, e deve envolver entre 100 e 200 pessoas, segundo depoimentos obtidos pela CPMI.
O senador Antero Paes de Barros admitiu que foram cometidos equívocos durante a condução dos trabalhos, mas apontou pontos positivos, como as autuações promovidas pela Receita Federal após a instalação da CPI Mista no ano passado.