O relatório parcial que aponta responsabilidades no acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, em 29 de setembro, será apresentado na quinta na CPI do Apagão Aéreo na Câmara. O relator, deputado Marco Maia (PT-RS), lamentou o fato de os pilotos do Legacy não terem sido ouvidos. ?Nós não temos instrumentos legais de cooperação entre Brasil e Estados Unidos que nos dessem condições de forçar que eles falassem.
Ele adiantou que vai pedir o indiciamento por homicídio de alguns envolvidos no acidente, mas, ao contrário da CPI do Senado, não será por homicídio com dolo eventual, em que pode haver intenção de matar. ?Uma coisa que nós podemos afirmar com tranqüilidade é que a maioria das falhas foi humana e relacionada a erros que foram cometidos ou pelos controladores de vôo ou pelos pilotos?, afirmou.
Marco Maia comentou que, depois da apresentação do relatório, a CPI vai concentrar-se em outros dois pontos: a questão do marco regulatório do setor aéreo e a adoção de um plano aeroviário nacional.