A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea apresenta nesta quinta-feira (12) seu primeiro relatório parcial. De acordo com o relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), esse relatório vai tratar apenas da colisão entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, ocorrida em setembro do ano passado, e deve apontar causas do acidente e responsáveis.
Para Marco Maia, o documento será um complemento ao que já foi apurado pela Justiça. Ele afirma, no entanto, que o texto poderá ter pontos contraditórios, como o que diz respeito à culpa pelo acidente. Em maio, o Ministério Público Federal denunciou o controlador de vôo Jomarcelo Fernandes do Santos por crime doloso (com intenção) e os pilotos do Legacy, Jean Paul Paladino e Joseph Lepore, por crime culposo (sem intenção). Outros três controladores de vôo também foram denunciados por crime culposo.
Na opinião de Marco Maia, os principais culpados pelo acidente que matou 154 pessoas foram os pilotos americanos. Ele assinala que os pilotos não acompanharam o plano de vôo original e não questionaram em nenhum momento a realização desse plano.