CPI aprova convocação de Dantas, delegado e juiz

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Grampos, na Câmara aprovou nesta quarta-feira (16) requerimentos de convocação do sócio-fundador do Banco Opportunity, Daniel Dantas, do delegado da polícia federal Protógenes Queiroz e do juiz da 6ª Vara da Justiça Federal Fausto Martin De Sanctis. Dantas, por duas vezes, foi preso na semana passada por agentes federais na Operação Satiagraha e por duas vezes foi libertado por habeas-corpus do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, deixou na última terça-feira (15) a chefia das investigações. O juiz De Sanctis foi quem deu as ordens de prisão de Dantas e vários outros suspeitos de envolvimento com a organização, como o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito paulistano Celso Pitta.

Como o Congresso iniciará um período de recesso na próxima sexta-feira, Dantas, Protógenes e De Sanctis só prestarão depoimento à CPI no início de agosto, quando o Legislativo reinicia as atividades.

Por um acordo entre oposicionistas e governistas, a CPI dos Grampos arquivou os requerimentos de convocação de Nahas, do ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalgh e do ex-ministro Luiz Gushiken. A reunião chegou a ser suspensa nesta manhã para que os deputados participassem da votação de créditos suplementares e depois foi retomada para a aprovação dos requerimentos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo