Cerca de 3 mil pessoas participaram na amanhã desta quinta-feira (1º) da 38ª Corrida do Trabalhador, promovida pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e pelo Sistema Social da Indústria (Sesi). A largada foi s 9h na Torre de TV, e os competidores puderam optar por um percurso de 10 quilômetros ou 5 quilômetros.
José Eusídio da Silva, 64 anos, foi um dos participantes da competição. O militar teve fôlego para correr 10 quilômetros. "Participo desde a primeira edição, participo de todas as corridas de Brasília. O segredo é treinar, corro há 42 anos", contou.
De acordo com o presidente da Fibra, Antônio Rocha, um dos objetivos do evento é incentivar a qualidade de vida. "É um reconhecimento desse dia importante, uma homenagem a todo trabalhador e ao setor produtivo do Distrito Federal. A corrida já é um marco da cidade", disse.
Algumas pessoas aproveitam a data para trabalhar e garantir renda extra. Esse é o caso de Adenilson Cesar Oliveira, 33 anos, morador da Ceilândia, na periferia do Distrito Federal, e pai de quatro filhos. Durante a semana, ele é vigilante, mas nos feriados trabalha vendendo milho cozido. "Faço um bico. O maior problema hoje é a falta de serviço mesmo. É muita gente, mas pouco emprego".
Outras atividades relativas s comemorações do Dia do Trabalhador serão realizadas ao longo do dia na Torre de TV, como shows musicais, jogos e espaço recreativo para crianças.