Correios fecham acordo com grevistas

A comissão de negociações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) chegou nesta quarta-feira (19) a um acordo com a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a respeito do reajuste salarial da categoria. Dessa forma, a comissão vai recomendar aos funcionários que voltem ao trabalho. Os sindicatos de cada Estado devem realizar assembléias entre hoje e amanhã para decidir se suspendem a paralisação.

A proposta aceita pela categoria é a seguinte: reajuste salarial de 3,74%, abono salarial de R$ 500, além de aumento linear de R$ 60 a toda a categoria a partir de janeiro. De acordo com Elias Gino, um dos integrantes da comissão de negociação, a proposta foi aceita por quatro dos sete negociadores que representam os funcionários. Também participaram da reunião, realizada em Brasília, representantes da diretoria dos Correios.

Também foi estabelecido que os grevistas não precisarão repor as horas paradas, desde que o fluxo de correspondências seja normalizado, o que deve ocorrer até o fim deste mês, segundo José Rivaldo da Silva, presidente do Sindicato dos Funcionários dos Correios em São Paulo. De acordo com a assessoria dos Correios, há 18 milhões de objetos parados nas agências brasileiras em razão da greve.

São Paulo

Em São Paulo, o Sindicato dos Correios já começou uma assembléia para decidir se os trabalhadores voltam ou não ao trabalho. O evento ocorre na Praça da Sé, região central da capital paulista e tem participação de sete mil pessoas, de acordo com dados dos sindicalistas. A Polícia Militar ainda não tem informações sobre isso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo