O corregedor da Câmara dos Deputados, Inocêncio Oliveira (PR-PE) disse nesta quinta-feira (8) que pretende solicitar ao presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a instalação de uma comissão de sindicância para investigar as denúncias contra o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, acusado de envolvimento em esquema de fraudes em empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"Estamos pretendendo instalar uma sindicância para que possamos num colegiado de cinco parlamentares, fazer uma investigação o mais contenciosa e rápida e fazer um desfecho desse caso, possivelmente mandando ao Conselho de Ética. Acredito que fora daquilo que foi discutido e mostrado por ele, tem coisa mais grave", disse.
A corregedoria analisa uma representação encaminhada na última terça-feira (6) pela Mesa Diretora da Câmara para analisar as denuncias contra o deputado.
O deputado Inocêncio Oliveira encaminhou expediente ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, solicitando cópia do material e do processo da procuradora Adriana Scorda Maglia, que acompanha a Operação Santa Tereza.
O deputado Paulo Pereira da Silva tem até a próxima quarta-feira (15) para apresentar sua defesa por escrito corregedoria. O parlamentar ainda pode ser convidado para dar explicações verbais ao corregedor.
O deputado Chico Alencar (P-SOL-RJ) informou que seu partido estuda a possibilidade de ingressar com representação junto ao Conselho de Ética contra o deputado Paulo Pereira por quebra de decoro parlamentar. Se for feita a representação, as investigações da corregedoria serão paralisadas e todo o material colhido pela corregedoria será remetido ao conselho.