A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta quinta, 19, que os atentados terroristas ocorridos em Paris na semana passada não devem ofuscar a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP 21, que começa no fim deste mês na capital francesa. “Não podemos nos apequenar ante o terror. Vamos discutir o melhor para toda a humanidade”, disse ela a jornalistas minutos antes da reunião da Academia Nacional de Agricultura, em São Paulo.

continua após a publicidade

Izabella voltou a reafirmar que o País possui uma meta “ambiciosa” para apresentar na COP 21. Para tanto, contará com o apoio do setor privado, disse. O Brasil planeja cortar as emissões de gases do efeito estufa em 43% até 2030. “Vamos assegurar o acordo de Paris”, comentou.

A ministra é uma das personalidades que serão empossadas nesta quinta como integrantes da Academia Nacional de Agricultura, organização que reúne diversos representantes do agronegócio. A Academia é presidida pelo presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Corrêa Carvalho.

Samarco

continua após a publicidade

Em relação ao desastre ambiental em Mariana (MG), Izabella disse que “há pela frente um grande trabalho” de recuperação da região. Conforme ela, o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, ocorrido no dia 5 de novembro, provavelmente acarretará em revisão da atual legislação a respeito de segurança ambiental. “Vamos rever parâmetros, padrões e estratégias de reparação. Mas não é uma ação de curto prazo”, ponderou.