São Paulo – Uma delegação de deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo da Câmara esteve nesta segunda-feira (18) na capital paulista para vistoriar as obras no aeroporto de Congonhas. Durante a visita, os parlamentares receberam um dossiê elaborado pelos controladores de vôo documentando casos em que quase teria ocorrido acidentes aéreos.

continua após a publicidade

"Eu diria que há uma insistência dos controladores dizendo que há problemas no sistema de controle do espaço brasileiro. Por outro lado, temos a informação da Aeronáutica de que esse sistema não tem nenhum problema e de que ele opera na normalidade. Este é um debate que teremos de fazer na CPI, com a maior tranqüilidade, sem permitir de que hajam exageros", afirma o relator da CPI, Marco Maia (PT-RS).

Segundo o deputado Ivan Valente (P-SOL-SP), os controladores colocaram questões sobre problemas de segurança aérea que "continuam preocupando". "Falhas no software, problemas não resolvidos de equipamentos seja freqüências de rádio ou de radares e questões que rigorosamente não estão respondidas".

Maia disse que os deputados vão agora analisar tecnicamente o documento para saber se as informações apresentadas pelos controladores "correspondem à verdade". Os integrantes da CPI vistoriaram nesta segunda-feira as obras de recuperação da pista principal, a torre de controle e a infra-estrutura do local onde estão instaladas as companhias aéreas.

continua após a publicidade