Em depoimento na Câmara à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a crise no setor aéreo, o sargento Lucivando Tibúrcio de Alencar voltou a afirmar que não foi uma falha humana a causa da colisão, no dia 29 de setembro de 2006, entre um jato Legacy e um Boeing da Gol – acidente em que morreram 154 pessoas.
Lucivando, um dos quatro controladores de vôo que estavam de serviço no momento do acidente, repetiu também sua afirmação de que a culpa foi dos pilotos do Legacy – Joseph Lepore e Jon Paul Paladino – e do sistema de software da Aeronáutica, que lhe teria fornecido informações erradas. "Nós, controladores de vôo, não nos sentimos seguros com o software do controle de vôo", disse.
As declarações de Lucivando foram feitas ao apresentar um relatório de defesa aos integrantes da CPI no início do depoimento. Quando os deputados começaram a fazer perguntas, o sargento recorreu ao direito constitucional de permanecer calado para não se incriminar, pois ele já é réu em um processo judicial sobre o acidente. Em face dessa reação, os parlamentares da comissão decidiram transformar a reunião aberta em sessão secreta. Outros três controladores de vôo que prestarão depoimento hoje avisaram antecipadamente à CPI que recorreriam ao direito constitucional de também permanecer calados.
