A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje redução média de 4,13% nas tarifas da Celg Distribuição, que abastece o Estado de Goiás. Para os consumidores residenciais a redução será de 4,12% e para as indústrias haverá um desconto de 4,14%. Mas a Celg só começará a aplicar esses índices alguns encargos setoriais com os quais está inadimplente, entre eles a conta de consumo de combustíveis (CCC).
Enquanto a Celg não quitar esses compromissos, ficará em vigor uma redução média de 5,76%, que equivale a tarifa cobrada atualmente, excluindo-se a cobertura de despesas financeiras já pagas ao longo do ano passado.
A Celg abastece 1,9 milhão de unidades de consumo em 237 muncípios goianos, incluindo a capital Goiânia. A Aneel também aprovou hoje um aumento médio de 8,15% a ser aplicado nas tarifas da Companhia Hidrelétrica São Patrício (Chesp)que abastece o município goiano de Seres. Mas como a Chesp compra essa energia da Celg, o reajuste só poderá ser aplicado depois que a Celg quitar suas dívidas.