Embora tenha mantido uma média estável diária de 50 milhões de metros cúbicos de gás natural nos primeiros quatro meses deste ano, o consumo de gás natural, de janeiro a abril, chegou a crescer 8,73%, na comparação com igual período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), que, no entanto, não leva em conta a demanda do mercado termoelétrico.
O levantamento da Abegás indica que o segmento industrial foi o principal responsável pelo crescimento do consumo de gás nos primeiros quatro meses do ano, ao responder por 52,4% do consumo nacional, tendo atingido uma demanda diária de 26,6 milhões de metros cúbicos por dia ? neste caso um aumento de 7,81% sobre o primeiro quadrimestre de 2007. Já os setores residencial e comercial apresentaram crescimento de 13,28% e 10,60% respectivamente, em relação ao mesmo período. Enquanto isto, o segmento de co-geração consumiu 2,4 milhões de metros cúbicos diários, volume 17,77% superior ao consumido até abril de 2007.
O levantamento da Abegás constata que o maior acionamento das térmoelétricas aumentou o consumo em 216,82%. As termelétricas consumiram 13,6 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural em abril de 2008, enquanto no mesmo mês do ano passado a média diária foi de 4,2 milhões de metros cúbicos.
Já o consumo de Gás Natural Veicular (GNV) sofreu ligeira queda de 0,88% em abril deste ano, em relação a igual mês do ano passado, tendo atingido 6,7 milhões de metros cúbicos por dia.