As obras de construção da central nuclear Angra 3, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, serão retomadas no segundo semestre deste ano. Segundo o assessor de Comercialização de Energia da Eletronuclear, Sérgio Matias, as obras de fundação devem ficar prontas em fevereiro de 2009, e a previsão é que a usina entre em operação em 2014. A licença prévia do Ibama deve sair ainda este mês.
Segundo a Eletronuclear, a usina irá produzir 1.350 megawatts. Atualmente Angra 1 e 2 produzem 2 mil megawatts, o correspondente a cerca de 50% do consumo do estado do Rio de Janeiro.
Sérgio Matias informou ainda que está prevista a construção de, pelo menos, mais quatro usinas nucleares no país, até 2030, sendo que duas seriam no Nordeste e as outras duas no Sudeste. Segundo ele, as usinas de Angra têm todas as condições de armazenamentos dos rejeitos radioativos.
Os rejeitos de alta atividade ficam armazenados na própria usina. Ainda está sendo avaliado um sítio para o armazenamento dos resíduos, através de um grupo de trabalho da Eletrobrás e da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Mas as usinas têm uma capacidade de armazenamento por mais 20 anos, disse.
Sérgio Matias participou nesta terça-feira (17) do Simpósio Anual da Seção Latino-Americana da American Nuclear Society (LAS-ANS), no Rio. O simpósio, que acontece até sexta-feira (20), tem entre seus objetivos debater as medidas que estão sendo tomadas para a consolidação da opção nuclear como alternativa produção de energia no Brasil.