Uma menina de 4 anos pesando apenas 7 quilos foi encontrada pelo Conselho Tutelar após denúncias de maus-tratos feitas por moradores da zona rural de Barreiras (BA), a 896 quilômetros de Salvador. A conselheira tutelar Zenaide Rodrigues decidiu ir até a casa e encontrou a menina sozinha no local. O peso da garota é equivalente ao de um bebê saudável de seis meses.
?Quando estava saindo da casa com a menina, chegou ao local a tia dela, aparentemente alcoolizada, que disse que tomava conta da criança e que eu não podia levá-la?, conta Zenaide. Mas a conselheira levou-a para o Hospital do Oeste.
Os médicos constataram que a criança sofre de desnutrição e desidratação. Por causa do déficit alimentar, não anda, tampouco fala. ?Ela deve ficar com seqüelas graves?, afirma a pediatra Sandra Elisabeth.
A avó da criança, Terezinha dos Santos, foi chamada para acompanhar a neta. Ela conta que a criança era alimentada apenas uma vez por dia, com uma mamadeira com leite. Ela lembra que a guarda da menina havia sido retirada dos pais, depois que eles foram denunciados ao Conselho Tutelar por maus-tratos. ?Eles bebiam muito?, conta Terezinha. ?A guarda ficou com os tios, que também bebem.
De acordo com a conselheira Zenaide, o caso foi encaminhado ao Ministério Público, que investigará a situação. Enquanto isso, a criança, que deveria pesar por volta de 15 quilos, vai ficar internada no hospital.