Brasília – O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República, realiza amanhã (14) um seminário sobre a reforma política. O evento é aberto ao público e, pela manhã, terá na abertura o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia.
Segundo a assessoria de imprensa do conselho, o CDES vem discutindo a necessidade de uma reforma política no país desde o ano passado, e os conselheiros acreditam que o momento é ?ideal? para que ela ocorra.
Os resultados do evento de amanhã servirão como subsídio para que o conselho emita um parecer sobre o tema. Ainda segundo a assessoria, são esperadas no evento cerca de 300 pessoas, entre conselheiros, parlamentares, pesquisadores e integrantes da sociedade civil. As inscrições para o evento são abertas ao público e podem ser feitas no site do conselho na internet (www.cdes.gov.br).
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social foi criado em 2003 e é um órgão de aconselhamento do presidente da República. Ele reúne 13 ministros e 90 representantes da sociedade civil.
O seminário acontece amanhã na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a partir das 9 horas da manhã. Entre os convidados para os debates estão o relator do projeto de lei da reforma política na Câmara, Ronaldo Caiado (DEM-GO); o cientista político Jairo Nicolau, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj); o filósofo Renato Janine Ribeiro, da Universidade de São Paulo (USP); Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); a deputada Federal Luiza Erundina (PSB/SP), coordenadora da Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)