Um confronto no sudeste do Pará entre sem-terra e seguranças de uma fazenda ligada ao grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, deixou 20 sem-terra feridos, segundo a Polícia Militar. A CPT (Comissão Pastoral da Terra) apresenta um número diferente da PM: 16 feridos, dentre eles uma mulher e uma criança de dois anos.
O conflito ocorreu por volta das 8h de hoje na fazenda Cedro, da Agropecuária Santa Bárbara, em Eldorado do Carajás (a 770 km de Belém), mesma cidade onde, há 16 anos, policias militares mataram 19 trabalhadores rurais que faziam um protesto na região.
Segundo a PM e a CPT, 12 feridos estão no hospital municipal de Eldorado dos Carajás. Os demais, em estado mais grave, foram levados para o hospital municipal de Marabá, a cerca de 100 km de Eldorado do Carajás.
Até as 12h30, eles não haviam chegado a Marabá.
O conflito ocorreu após um protesto de cerca de 300 sem-terra em frente à sede da fazenda, diz a CPT. Segundo a pastoral, eles “realizavam um ato político de denúncia da grilagem de terra publica” quando foram atingidos a tiros pelos seguranças.
A Santa Bárbara afirmou, em nota, que o grupo “destruiu parte da propriedade e causou pânico nos funcionários da fazenda”. “A Agro Santa Bárbara responsabiliza o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) pelo início do confronto e pelos danos pessoais e materiais provocados”, diz a nota.
Uma equipe da Delegacia de Conflitos Agrários da Polícia Civil já foi deslocada para o município para apurar o caso.
Os sem-terra mantêm um acampamento na fazenda Cedro desde março de 2010 e pedem que o local se torne um assentamento de trabalhadores rurais.