Cerca de 1.100 pessoas participaram, na noite de segunda-feira (23), no Restaurante Madalosso, do jantar que integra as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Descendentes de japoneses que vivem na Grande Curitiba e no Litoral celebraram o centenário com o governador da província de Hyogo, Toshizo Ido, e o prefeito de Curitiba.

continua após a publicidade

Durante o jantar, foi lançado o livro Haine (Raízes) – A comunidade nikkey em 100 anos de presença no Brasil. O prefeito recebeu um exemplar da publicação de mais de 900 páginas, que faz uma retrospectiva histórica da presença japonesa no Brasil e reúne dados dos últimos censos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O presidente da Comissão Organizadora do Imin Sul – Paraná, Jorge Yamawake, agradeceu a Prefeitura de Curitiba pelas obras realizadas como parte das comemorações do Centenário da Imigração. "Foi surpreendente a tamanha importância que a Prefeitura deu à comunidade japonesa", disse Yamawake ao destacar inauguração da revitalização da Praça do Japão, no Batel, na segunda-feira (23). "A Praça do Japão, que já era linda e apreciada ficou ainda mais linda", completou.

Durante a inauguração da praça, foi assinado o decreto de criação do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, no bairro Uberaba. O prefeito de Curitiba assinou contrato com a Caixa Econômica Federal garantindo recursos para as obras de implantação do parque.

continua após a publicidade

O prefeito de Curitiba agradeceu a contribuição inestimável dos imigrantes japoneses ao Paraná e ao Brasil. Ele lembrou que, com o pai, o ex-governador José Richa, aprendeu a valorizar e respeitar os japoneses. "Meu pai era um fã dos japoneses que vivem no Paraná. Tentamos agradecer através de marcos, como ocorreu hoje de manhã, com a pedra fundamental do Parque do Centenário, que será construído numa das áreas mais degradadas de Curitiba. Será um projeto sócio-ambiental, beneficiando 3.500 famílias com a completa urbanização da região".

O governador da província de Hyogo, Toshizo Ido, afirmou que a comitiva formada por mais de 100 pessoas veio ao Brasil para comemorar o centenário da imigração japonesa. "Desejo prosperidade a todos que estão aqui, comemorando esta data, e que cada um seja um elo de ligação entre Curitiba e o Japão", afirmou.

continua após a publicidade

Também estiveram presentes no jantar os membros da delegação que acompanha o governador da província de Hyogo, o deputado federal Hidekazu Takayama, o secretário de Governo da Prefeitura de Curitiba, Rui Hara, o deputado estadual Luiz Nishimori, e representantes do Banco do Brasil e Banco Real.