A Comissão de Viação e Transportes realiza audiência pública nesta terça-feira (17) para discutir a implantação da infra-estrutura para a ligação ferroviária por trem de alta velocidade entre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Os estudos de viabilidade técnica e de demanda de passageiros devem ser concluídos até o fim do ano, segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A concorrência para contratar o estudo foi realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a partir de um acordo de cooperação técnica com o BNDES. O trabalho conta com financiamento dos fundos de infra-estrutura do BID no total de US$ 1,5 milhão e também é apoiado pelo BNDES, com contrapartida de US$ 375 mil.
Foram convidados para o debate o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró Conde; o conselheiro econômico e comercial da embaixada da Espanha, José Manuel Rodríguez de Castro; representantes de grupos empresariais de Alemanha, Coréia do Sul, Espanha, França, Itália e Japão.