A suspensão da comercialização de 301 planos de saúde de 38 operadoras começa a valer hoje em todo o país. A medida vai durar pelos próximos três meses e acontece devido ao descumprimento dos prazos limites de atendimento ao usuário.
Clientes que já adquiriram esses planos não devem ser afetados pela medida, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Esses 301 planos reúnem 3,6 milhões de usuários ou 7,6% do mercado da saúde suplementar. Eles tiveram os piores resultados após análise das reclamação de usuários a respeito da demora no atendimento médico em dois trimestres consecutivos.
Segundo norma da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) em vigor desde dezembro de 2011, o prazo limite para atendimento de uma consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia) é de sete dias, são 14 dias para consultas com outros especialistas e 21 dias para internações eletivas.
A suspensão dos 301 planos se segue a uma semelhante, adotada em julho deste ano, quando a agência determinou a suspensão da comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras diferentes.
De lá para cá, 29 operadoras reincidiram nos problemas e tiveram mantidas as suspensões de atendimento. Oito melhoraram os índices -não necessariamente zerando os problemas- e saíram da lista, e nove operadoras entraram para o rol de suspensões.