Apesar da polêmica e das críticas feitas por governadores de diversos estados brasileiros, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) começa a colocar em prática o Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas Estradas, classificado pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, como uma verdadeira "operação de guerra". No Paraná, obras de revitalização de rodovias foram iniciadas ontem e devem continuar a ser realizadas pelos próximos seis meses.
"Serão revitalizadas oito BRs dentro do Paraná, totalizando 822 quilômetros de estradas", comenta o coordenador do Dnit no Estado, David Gouvêa. "Embora o programa tenha um prazo limitado de seis meses, queremos que em 45 dias a população sinta a melhoria no tráfego das rodovias atingidas. As obras visam tapar buracos, que são o que realmente atrapalha o trânsito, e também envolvem roçado, limpeza de drenos e implantação de parte da sinalização".
O programa emergencial é estabelecido pela Medida Provisória 276, que prevê a destinação de R$ 350 milhões para recuperação de rodovias em todo o País. Ao Paraná, já foram liberados R$ 21 milhões. Os trechos de BRs envolvidas foram, a partir de janeiro de 2003, estadualizados pela Medida Provisória 82. Porém, após a transferência, não foram assumidos pelos estados nem receberam manutenção da União. "A disputa jurídica existe, mas para a população não interessa de quem são os buracos presentes nas estradas. Interessa sim que o problema seja resolvido e que o número de acidentes seja minimizado".
Na última sexta-feira, o governador Roberto Requião afirmou que o programa emergencial não é uma solução satisfatória para os problemas das rodovias federais que passam pelo Paraná. Sobre a crítica, David Gouvêa diz respeitar a opinião do governador, mas garante que o Dnit vai conseguir provar a eficiência da Medida 276. "Tiramos o nosso pessoal de férias para atuar no programa e não vamos fazer ?porcaria?. As obras serão realizadas de acordo com normas técnicas e soluções de engenharia. Apesar da conotação política, o programa visa, acima de tudo, a segurança e a trafegabilidade".
O coordenador do Dnit no Paraná afirma ainda que, ao mesmo tempo que o programa estiver sendo colocado em prática, estarão sendo atualizados projetos que visam dar uma solução definitiva aos problemas verificados nas rodovias presentes no Estado. Ontem, os trabalhos de revitalização tiveram início na BR-476 (Lapa, São Mateus do Sul e União da Vitória), na Ponte dos Arcos da BR-466 (União da Vitória), BR-376 (Coronel Vivida), BR-158 (Saudade do Iguaçu), BR-280 (Marmeleiro), BR-272 (Guaíra e Campo Mourão), BR-163 (Guaíra) e BR-487 (Campo Mourão). Hoje, os trabalhos devem ser iniciados em Pato Branco, também na BR-158.
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