Brasília – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta segunda-feira (18) uma operação para confirmar o comparecimento dos segurados que marcaram atendimento de perícia médica, requerimento de aposentadoria, auxílio-maternidade e outros serviços nas agências da Previdência Social. Atualmente, são disponibilizadas 300 mil vagas por mês, mas cerca de 90 mil não são efetivadas por que os segurados não comparecem.
O novo sistema pretende em 60% o número de desistências. Com isso, 54 mil vagas deixarão de ser desperdiçadas.
Segundo dados do INSS, existem quatro centrais de atendimento que cobrem todo o país. São 1.600 profissionais atendendo das 7 às 19 horas, de segunda a sábado.
Para prestar o serviço de confirmação da perícia, serão contratadas na próxima quinta-feira (21) cerca de 1.200 pessoas. Segundo o diretor de Atendimento do INSS, Leonardo Schettino, as ligações serão feitas com 96 horas de antecedência para facilitar a remarcação de outro segurado.
Schettino lembrou que o agendamento é feito da data mais próxima para a mais distante. Por isso, ressaltou, quem faz o agendamento e não comparece, cerceia o direito dos que precisam marcar a perícia e não conseguem pegar as vagas mais próximas. "Então, a partir do momento em que a pessoa confirma ao nosso atendente que não vai comparecer, vamos cancelar esse agendamento e disponibilizar essa vaga novamente no sistema?, disse ele.
Para marcar o atendimento, os segurados devem ligar para o número 135 ou entrar no site: www.previdencia.gov.br