Cerca de 16,3 milhões de crianças brasileiras deverão tomar a vacina contra poliomielite amanhã, quando terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em parceria entre o ministério e as secretarias estaduais e municipais de Saúde. A aplicação das vacinas será realizada entre às 8 e 17 horas deste sábado.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, abrirá o evento às 9h na Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, em Niterói (RJ). Temporão participa também de atividades da campanha na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Esta é a primeira etapa da campanha e, segundo o Ministério da Saúde, foram disponibilizados 27 milhões de doses, distribuídos em postos de todo o País. A meta, diz o Ministério, é atingir 95% dos municípios brasileiros.
As doses distribuídas permanecerão nos postos durante o período de um mês. Uma segunda etapa da campanha já está programada e acontecerá no dia 25 de agosto. Esta campanha tem como foco a prevenção da doença e é direcionada a todas as crianças brasileiras, mas, principalmente, àquelas de baixa renda que vivem em locais onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o País não registra casos de poliomielite há 18 anos. A última incidência foi em Sousa, no Estado da Paraíba, em 1989. O Ministério lembra também que o Brasil recebeu em 1994 um certificado internacional de erradicação da transmissão do Poliovírus, que causa a poliomielite.