O combate ao desemprego é a primeira e mais importante política social a ser adotada pelo candidato da Grande Aliança a presidente, José Serra (PSDB-PMDB) caso ele seja eleito em outubro.
No programa de governo lançado na tarde de hoje, em São Paulo, Serra diz também que é preciso expandir e melhorar as demais políticas sociais.
Para garantir o cumprimento das metas, diz o texto, ?o governo José Serra adotará uma visão integrada do desenvolvimento, que articule, estreitamente, a política econômica e social?.
A integração das políticas econômica e social fará com que elas se reforcem, mutuamente. A aceleração do crescimento econômico deverá centrar-se na criação de oportunidades de trabalho na proteção ambiental, segundo o projeto.
Serra defende que a ampliação dos serviços de educação e saúde contribuirá para a geração de empregos. ?As compras governamentais de bens e serviços, especialmente os gastos com remédios e equipamentos médicos e hospitalares, serão, como já têm sido, um instrumento valioso para estimular o desenvolvimento industrial e tecnológico.? Equipe social – Um eventual governo dele se compromete a criar uma equipe social, com a ?mesma força e prestígio da equipe econômica?, as duas coordenadas, diretamente, por Serra. Além de metas econômicas, o futuro governo definiria objetivos sociais e faria a discriminação por regiões.