Foto: Aliocha Mauricio

 Berzoini deve vencer

continua após a publicidade

Com o resultado da apuração de 83,3% dos votos do segundo turno da eleição direta para presidente nacional do partido, Berzoini aparece com 97.381 votos, ou 51,4% do total, com uma vantagem de 5.315 sobre o candidato da esquerda, Raul Pont, que está com 92.066 votos, ou 48,6% do total.

Com essa vantagem, a vitória do Berzoini é dada como muito provável. Já foram apurados 196.688 votos e resta pouco mais de 15% dos votos a serem apurados, sobretudo nas cidades menores. Em segunda parcial da eleição do PT, Berzoini tem 51,4%, e Pont, 48,6%.

A virtual vitória de Berzoini se contrapõe ao que foi a eleição em Curitiba, onde deu Raul Pont. Nas eleições realizadas domingo para a presidência nacional do PT, em nove locais de votação espalhados pela cidade, os afiliados do Partido dos Trabalhadores (PT) escolheram o candidato da Democracia Socialista, opção da tendência petista de esquerda. Pont bateu Berzoini por 674 votos a 592.

O Campo Majoritário, considerado o setor mais conservador do PT, também foi derrotado na escolha dos curitibanos para o novo presidente do partido na cidade. O ex-vereador Adenival Gomes, que havia obtido 418 votos no primeiro turno e representa o lado mais esquerdista do partido, teve disputa acirrada com o representante do Campo Majoritário, o também ex-vereador Pedro Paulo, que no primeiro turno obtivera 344 votos. A diferença de votos foi de apenas 64 e, ao final da apuração, houve incidente. Os correligionários de Pedro Paulo tentaram impugnar a última urna a ser apurada, a de Santa Felicidade, que continha cerca de 60 votos. Porém, o impasse foi solucionado e Adenival declarado vencedor, com direito a discurso na sede do Sindipetro.

continua após a publicidade

Apoiado por nomes como Dr.Rosinha, Professora Josete, Tadeu Veneri e Dra. Clair, Adenival fazia parte da executiva municipal, mas pela primeira vez assume a presidência. Como seus pares, a intenção de Adenival é promover maior participação dos afiliados nas decisões do partido. ?Queremos participação de todos, não apenas de quem está no comando?, diz o novo presidente municipal do PT. A principal reclamação do grupo que agora assume a presidência é o excesso de centralização da turma do Campo Majoritário, o que compromete os preceitos igualitários pregados pelo partido desde sua gênese. ?Mais do que nunca, temos que nos juntar para ganharmos força.?

Lula de bom-humor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu de casa domingo pouco depois das 16h para votar no segundo turno das eleições do PT. Depois de ser bastante criticado pelo militantes por ter evitado votar no primeiro turno, o presidente foi à sede do diretório nacional do PT acompanhado por dona Marisa Letícia e de assessores para escolher o novo presidente do partido entre Raul Pont e Ricardo Berzoini. Esta semana o presidente já havia revelado que sua escolha era Berzoini, que representa o Campo Majoritário, corrente interna do PT ao qual Lula está ligado politicamente.

continua após a publicidade

Durante todo o dia houve pouco movimento na sede do PT, onde estava a única urna disponível de Brasília para o segundo turno das eleições. No entanto, quando o presidente chegou – na última meia hora antes da votação ser encerrada – cerca de 15 pessoas estavam no local. Lula tirou fotos abraçado com militantes e posou para fotógrafos e cinegrafistas na hora da votação. Bem-humorado, perguntou aos fotógrafos que o esperavam no diretório o que estavam fazendo ali. ?Vão assistir o jogo da seleção, gente. Vão aproveitar o domingo?, brincou.