brasil

Com 1.224 novos óbitos, Brasil chega a quase 194 mil mortos pela Covid-19

O Brasil registrou 1.224 óbitos pelo novo coronavírus e 55.853 casos da doença nas últimas 24 horas. O país, assim, chega a 193.940 óbitos e a 7.619.970 de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Os novos números da doença, divulgados nesta quarta-feira (30), vêm aumentando em meio às festas de final de ano e aglomerações nas praias em todo o país.

Os dados do país são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

O jornal Folha de S.Paulo também divulga a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h desta quarta-feira (30), a média de mortes nos últimos sete dias é de 668, um aumento de 5,5% em relação ao dia anterior. O estado atual da doença no país é acelerado, depois de um breve intervalo de estabilidade, com alta de mortes desde o final de novembro.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (30) aponta 55.649 novos casos de Covid-19 confirmados nas últimas 24h, com 1.194 novas mortes.

Desde o início da epidemia no país, são 7.619.200 casos e 193.875 mortes pela doença, de acordo com os dados da pasta federal. Há, ainda, ao menos 2.488 mortes em investigação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo