Colisão de trens provoca incêndio em Araçatuba

Araçatuba, SP

– Dois trens cargueiros da empresa Ferronorte, carregados com óleo diesel, colidiram ontem de madrugada entre os municípios de Inocência e Paranaíba, em Mato Grosso do Sul, provocando grande incêndio. A assessoria de imprensa da Ferronorte divulgou nota, segundo a qual o fogo atingiu uma das locomotivas e seis vagões, mas no final da tarde o Corpo de Bombeiros de Paranaíba informou que pelo menos 15 vagões, além da locomotiva, estavam em chamas. O fogo mobilizou bombeiros de pelo menos nove cidades de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Os trens trafegavam no mesmo sentido, puxando ao todo 62 vagões com 5 milhões e 580 mil litros de óleo diesel que haviam saído da Refinaria Planalto (Replan), em Paulínia (SP), e iam para Alto Taquari (MT). Por motivos ainda não esclarecidos, o trem que estava atrás bateu no último vagão do que seguia à frente. Segundo a assessoria de imprensa da Ferronorte, os dois maquinistas e dois ajudantes que estavam nas composições não sofreram ferimentos.

O acidente aconteceu no quilômetro 81 de uma ferrovia construída pela própria Ferronorte, empresa que tem entre seus sócios o ex-rei da soja Olacyr de Moraes, os fundos de pensão Previ (Banco do Brasil) e Funcef (Caixa Econômica Federal) e os bancos estrangeiros Chase e Morgan. A assessoria de imprensa da Ferronorte informou também que os trens eram monitorados por satélite e as caixas pretas das locomotivas serão analisadas para se determinar a causa do acidente, que não teria provocado danos ambientais. Um laudo conclusivo deve ser divulgado pela Ferronorte em 30 dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo