A presença ativa do presidente Fernando Henrique Cardoso na campanha presidencial pode ser uma faca de dois gumes, de acordo com os dados da pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta quarta-feira. A sondagem foi feita entre os dias 24 e 26 deste mês. Uma das perguntas foi sobre a possibilidade de o eleitor votar num candidato indicado e apoiado por Fernando Henrique: 53,9% dos entrevistados disseram que não votariam em quem o presidente recomendasse; 5,3% votariam; 33,4% disseram que poderiam votar; e 7,5% não responderam.
O percentual de eleitores que responderam que não votariam num candidato apoiado por Fernando Henrique subiu em relação à pesquisa anterior da CNT, de julho, quando 52,6% dos entrevistados rejeitavam votar no candidato que estivesse em sintonia com o presidente. A pesquisa anterior tinha, ainda, um percentual maior de eleitores que admitiam a possibilidade de votar num candidato indicado pelo presidente (34,9%) e que disseram votar com certeza no candidato do presidente (6,4%).
O único candidato que apresentou aumento do índice de rejeição na pesquisa CNT/Sensus  foi Ciro Gomes. Todos os demais – Luiz Inácio Lula da Silva, José Serra  e  Anthony Garotinho  – apresentaram redução nos índices de rejeição. A rejeição de Ciro Gomes, que na pesquisa anterior era de 29,6%, saltou para 31,4% na última sondagem.
Apesar do crescimento do índice, Ciro ainda é o candidato com a menor rejeição. A rejeição de Lula passou de 41,1% para 38%. O tucano José Serra, que na pesquisa anterior tinha 45,6% de rejeição, agora tem 42,3%. Anthony Garotinho ainda tem o maior percentual de rejeição, mas apresentou uma pequena melhora, passando de 54,2% para 51,2%. O quadro ainda é favorável para Ciro Gomes, que tem a menor rejeição e, ao mesmo tempo, o maior potencial de votos, de acordo com a pesquisa. Entre os entrevistados, 61,1% disseram que votariam ou poderiam votar em Ciro.
O potencial de votos de Luiz Inácio Lula da Silva é de 56,8%; o de Serra, de 50,7%; e o de Garotinho, de 40%. Numa outra simulação da pesquisa CNT/Sensus sobre rejeição, em que é apresentada uma lista com os nomes de todos os candidatos aos eleitores, Lula e Serra têm os piores índices, de 27,2% e 15,1%, respectivamente. O percentual de rejeição de Garotinho foi de 14,3% e o de Ciro Gomes, de 9,5%.

continua após a publicidade

continua após a publicidade