Brasília – A décima Pesquisa Rodoviária da Confederação Nacional do Transporte (CNT) iniciada ontem nas rodovias federais, estaduais e sob concessão (privatizadas) pretende fazer um diagnóstico das condições das estradas brasileiras e produzir um documento para ser encaminhado ao Ministério dos Transportes e aos governos estaduais.
Serão percorridos 15 trechos que passam por Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju, Fortaleza, São Luís, Santarém, Manaus, Macapá e Belém. A idéia é subsidiar os governos para que sejam tomadas providências no sentido de recuperar os mais de 80 mil quilômetros de rodovias que cortam essas cidades.
Em 2004, ano da última pesquisa, constatou-se que 74,7% das rodovias estavam em estado deficiente, ruim ou péssimo. Com base nas edições anteriores da pesquisa, a CNT aponta como principais problemas das estradas brasileiras a má conservação da pavimentação, principalmente nas rodovias das regiões Norte e Nordeste, e a segurança de transportadores de cargas e do usuário comum. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento do Transporte da CNT, engenheiro Luís Sérgio Silveira, neste ano deve ser encontrada uma situação semelhante, porque nem tanta coisa foi feita nas rodovias.
Segundo Silveira, uma vez consolidado o resultado da pesquisa, a CNT começa um trabalho de apresentação dos resultados e de convencimento das autoridades sobre a necessidade de se fazer alguma coisa pelas rodovias. ?É um trabalho forte que é feito pela CNT tendo por base esse diagnóstico?, afirma. Segundo ele, a CNT vai confrontar os dados com os do ano passado e, a partir daí, ?lutar para que essa situação seja alterada?.
Até o dia 5 de agosto, 15 equipes de pesquisadores, totalizando 30 pessoas, estarão em campo avaliando as condições de conservação do pavimento, da sinalização vertical e horizontal e o traçado rodoviário (geometria da via). Cada uma das equipes produz um relatório, que é convertido em documento final de todos os pesquisadores.
A metodologia da pesquisa da CNT incluiu um treinamento intensivo das equipes de pesquisadores e um acompanhamento diário do trabalho em cada trecho percorrido. O treinamento foi realizado nas últimas três semanas e o acompanhamento da CNT estará sendo feito por telefone. A Pesquisa CNT é feita anualmente há 10 anos e constitui importante ferramenta, tanto para a área pública como para o setor privado no que se refere ao planejamento, investimentos e à elaboração de políticas voltadas à melhoria da infra-estrutura viária brasileira.