CNBB pede boa renovação do Congresso

Foto: Agência Brasil

Dom Geraldo Majella: recado para os eleitores brasileiros.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Geraldo Majella Agnelo, disse ontem que o Congresso Nacional precisa ser "bem renovado, sem dúvida alguma" e criticou "tudo o que não é ganho com seu suor", inclusive políticas assistencialistas. "A hora é do cidadão. A sociedade precisa assumir esse papel", acrescentou o secretário-geral da CNBB, dom Odilo Pedro Scherer.

A CNBB encerrou ontem a 44.ª Assembléia Geral, na Casa de Retiros de Itaici, em Indaiatuba. A corrupção foi um dos assuntos mais comentados durante o evento. Os bispos condenaram políticos oportunistas, que atuam em benefício próprio, e a busca "do poder pelo poder". Lamentaram a pizza do mensalão e convocaram os eleitores a escolher muito bem seus candidatos.

A CNBB preferiu não indicar nomes, mas sugeriu reflexão. "É preciso ver os que estão aí. O que eles fizeram? Agiram corretamente sempre? Quem foram os corruptores e os corrompidos? Em princípio, não somos contra ninguém. Somos contra os corruptos", defendeu d. Geraldo.

Segundo um religioso, entre os bispos há várias tendências políticas. Ele comentou que a Igreja chegou a divulgar uma lista de votáveis na década de 30, quando a CNBB ainda não existia, mas a experiência não foi bem sucedida. Para o cardeal, indicar candidatos não é função da CNBB.

D. Geraldo defendeu, porém, que o Congresso Nacional precisa ser "bem renovado" porque não há "uma avaliação positiva a respeito dos seus representantes" atuais. Otimista, afirmou que o "Brasil vai para frente, mesmo quando os políticos não favorecem". E disse que a criação de postos de trabalho deve ser uma meta dos governos eleitos.

De acordo com o cardeal, a economia deve ser organizada de "tal modo, que crie trabalho". Alegou que trabalhar "dignifica o homem, mais que receber sem fazer nada". Questionado se estava se referindo também a projetos como o Bolsa Família, respondeu que "tudo o que não é ganho com seu suor, não é promoção". 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo