Brasília – O presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, pediu nesta segunda-feira (18) uma apuração conclusiva sobre as denúncias de irregularidades em contas pessoais do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). ?Diante de denúncias é preciso que os órgãos competentes cheguem as apurações devidas dos fatos. As denúncias precisam ser devidamente apuradas?, disse.

continua após a publicidade

O relatório do Conselho de Ética do Senado recomenda o arquivamento do processo contra Renan. A votação do documento deve ser feita amanhã (19), desde que a perícia da Polícia Federal sobre os documentos seja concluída. Dom Geraldo ressalta que ?não podemos fazer pré-julgamentos e todos devem ser considerados inocentes enquanto não for provado que de fato seja culpado?.

?Não podemos ter a postura, de regimes autoridades, que parte do princípio de que é culpado enquanto não provar sua inocência. O princípio não pode ser esse?, defendeu. Ele se reuniu nesta segunda-feira com o ministro da Justiça, Tarso Genro, que foi à CNBB pedir ajuda à igreja no combate à violência. Dom Geraldo Lyrio Rocha se colocou ?inteiramente a disposição? para possíveis parcerias com o governo federal.

continua após a publicidade