Por razões de segurança, os voos entre Brasil e Argentina estão cancelados durante toda esta terça-feira, confirmou a assessoria de imprensa da companhia que administra os aeroportos argentinos, a Aeropuertos 2000. O cancelamento foi provocado por uma nuvem de cinzas do vulcão chileno Peyehue-Caulle, que entrou em erupção no sábado.
Localizado na fronteira entre Argentina e Chile, o vulcão expeliu cinzas que já começaram a chegar a Buenos Aires. Por medida de precaução, autoridades do Aeroporto Metropolitano Jorge Newberry (Aeroparque) decidiram nesta manhã cancelar todos os voos. No Aeroporto Internacional de Ezeiza, a mesma medida foi adotada pelas companhias LAN, Aerolíneas Argentinas e Austral.
Por volta das 12h30 será realizada uma reunião entre as autoridades para avaliar a situação e decidir os próximos passos. “O cancelamento será válido até novo aviso”, informou a assessoria. Uma nota da companhia chilena LAN informou que o problema está sendo avaliado, e as operações só serão retomadas “quando as condições forem favoráveis e compatíveis com os máximos padrões de segurança da empresa”.